de 27 de Novembro a 3 de Janeiro

“Topofilia é o elo afectivo entre a pessoa e o lugar ou ambiente físico. É um conceito difuso, mas concreto como experiência pessoal.”Yi-Fu Tan1

Filipa Reis traz a Lisboa mundos íntimos de todo o planeta e faz-nos pensar/sentir o que é a nossa “casa”. Na nossa montra apresenta um trabalho que começou com um pedido a emigrantes, a morar em Pequim, para que lhe enviassem duas imagens: uma do que consideravam ser a sua “casa” e outra que representasse a sua ligação a Pequim.

Foram-lhe enviadas imagens de pessoas vindas de cerca de uma dúzia de países que são apresentadas em dois painéis – um com todas as imagens de Pequim e outro com todas as imagens ligadas ao conceito de casa.

O que obteve no final foi um retrato em mosaico de uma Pequim que é um espelho do mundo por ser atravessada por um fluxo de migrações que a tornam altamente volátil, o que é ilustrado pelo facto de a maioria dos participantes neste projecto (de Março de 2013)  já estarem noutras cidades.

No interior estão também em exposição outros trabalhos relacionados com o conceito de Topofilia que estão a ser apresentados pela primeira vez em Lisboa.

1  Yi-Fu Tan nasceu em Tianjin, China, mas passou a maior parte da sua vida nos Estados Unidos. Em 1974 publicou uma das obras mais relevantes para o desenvolvimento da geografia humanista: Topofilia – Um Estudo de Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente – onde estuda os afectos das pessoas em relação a um lugar – seja um espaço natural ou construído. Neste livro procura identificar elementos transversais a qualquer cultura, no que diz respeito a percepções e valores relacionados com o ambiente de um lugar.

 



Filipa Reis
(n.1984, Lisboa, onde vive e trabalha). Estudou Fotografia no Ar.Co e História da Arte na Universidade Nova de Lisboa. Realizou uma residência artística na Red Gate Residency em Pequim (2011), onde se estabeleceu por dois anos e na qual desenvolveu vários projectos de fotografia (exposições e edições de autor); Foi co-curadora e artista da exposição itinerante Nevermind The Space Between Us – em Pequim (China), que teve também lugar em Lisboa, na Fábrica do Braço de Prata (2013). Foi também nomeada para a Mostra Jovens Criadores, na área de Fotografia, do Centro Português de Artes e Ideias em duas edições diferentes – 2010 e 2012.